29 maio, 2017

ALDEIAS HISTORICAS DE PORTUGAL - BELMONTE

Belmonte é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Branco, berço de Pedro Álvares Cabral.

"Diz a tradição que o nome Belmonte provém do lugar onde a Vila se ergue (monte belo ou belo monte). Porém, há quem lhe atribua a origem de “belli monte” – monte de guerra. Terra solarenga, de boas gentes, paisagens sem fim e uma história de séculos."

A comunidade de Belmonte abriga um importante facto da história judaica, relacionado com a resistência dos judeus à intolerância religiosa na Península Ibérica.

CASTELO DE BELMONTE

 
COMO CHEGAR:
GPS: 40º21'546''N;7º20'895''O

Este lugar místico e lendário encontra-se a 620 metros de altitude, implantado na margem esquerda do rio Zêzere, em plena Cova da Beira, no sopé da Serra da Estrela. A vila instalou-se no morro granítico da Serra da Boa Esperança e estendeu-se ao longo dele para Sudoeste.

Para viajar até Belmonte pode fazer-lo através da rede Nacional de Estradas, nomeadamente pela E.N.18, pela A23, ou então pode muito bem viajar com os nossos Caminhos de Ferro tendo que sair nas estações de Guarda ou Covilhã.
 
ALDEIA HISTÓRICA DE BELMONTE

Agora que já chegaram a Belmonte, o que vos vou deixar a seguir é tudo o que podem visitar em Belmonte.

CASTELO DE BELMONTE
Em posição dominante, este castelo medieval tem a sua história ligada à dos descobrimentos portugueses e à do Brasil, uma vez que os seus Alcaides pertenciam à família do navegador Pedro Álvares Cabral.

Actualmente, o edifício tem funções turísticas e culturais, tendo sido construído um anfiteatro ao ar livre e a Torre de Menagem e Sala Oitocentista adaptadas a espaços museológicos dedicados à história do Concelho e do Castelo.


JANELA CASTELO DE BELMONTE
O Museu dos Descobrimentos é um espaço interactivo totalmente dedicado à viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.São 16 salas que transformam o visitante num explorador.Por ser um museu totalmente interactivo quem escolhe o quê e como descobrir é você, uma vez que está totalmente pautado na história dos descobrimentos.

MUSEU DOS DESCOBRIMENTOS
Este espaço propõe-se dar a conhecer, estudar e divulgar o feito de Pedro Álvares Cabral e a explorar a História da maior nação de expressão portuguesa, que ao longo de cinco séculos construiu-se através de uma extraordinária convivência de culturas.


O Ecomuseu do Zêzere ocupa outro edifício histórico de Belmonte: a antiga Tulha (Celeiro) dos Cabrais. Com uma função pedagógica, é aqui possível acompanhar todo o percurso do Rio Zêzere desde a nascente até à foz, com pormenores sobre a sua flora e fauna. 

 
IGREJA DE SANTIAGO E PANTEÃO DOS CABRAIS


Monumento de traço romântico,  foi sofrendo modificações ao longo dos tempos, apresentando alguns elementos góticos e maneiristas.
Considerada Monumento Nacional, a Igreja de Santiago data de 1240. Está localizada num dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela.
Junto à Igreja encontra-se ainda o Panteão dos Cabrais onde estão guardadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral e outros membros da família.


MUSEU DO AZEITE - BELMONTE

O principal objectivo deste equipamento, é dar a conhecer ao visitante as técnicas da produção do Azeite e a importância que este teve na economia local.


MUSEU DO AZEITE - BELMONTE

No Museu do Azeite é possível observar maquinaria do século XIX, referente à transformação da azeitona. Pode-se também adquirir vários tipos de azeites da região. 


TORRE DE CENTUM CELLAS - BELMONTE
A Torre de Centum Cellas, situada em Colmeal da Torre, é talvez o monumento mais enigmático do Concelho, cuja funcionalidade tem dado lugar a diversas interpretações, ao longo dos anos, por diversos investigadores; templo, prisão, praetorium de um acampamento romano, mansio ou mutatio.

Uma das tradições, por exemplo, refere que a edificação teria sido uma prisão com uma centena de celas (donde o nome), onde teria estado cativo São Cornélio.


CAPELAS DE SANTO ANTÓNIO E DO CALVÁRIO
ALDEIA HISTÓRICA DE BELMONTE
Não menos importante mas que também ainda podem visitar na aldeia histórica de Belmonte:


  • Antigos Paços de Concelho;
  • Museu Judaico;
  • Pelourinho;
  • Sinagoga Bet Eliahu;
  • Villa da Quinta Fórnea;
  • Igreja Matriz;
DEPÓSITO DE AGUA E IGREJA MATIZ DE BELMONTE

 ONDE FICAR ALOJADO:

POUSADA DE BELMONTE:

A Pousada do Convento de Belmonte, situa-se na encosta da Serra de Nossa Senhora da Esperança, perto de Belmonte, e resulta da recuperação do arruinado Convento de Nossa Senhora da Esperança

POUSADA DE BELMONTE
POUSADA DE BELMONTE

Serra da Esperança
6250 Belmonte, Portugal
E-mail: reservas@conventodebelmonte.pt
Tel. +351 275 910 300
Fax. +351 275 912 060

  
Puralã - Wool Valley Hotel & SPA;




O hotel Puralã veio substituir o hotel turismo da Covilhã. Foi restaurado e decorado com um extremo bom gosto tendo reaberto ao publico nos finais de 2016. Extremamente bem situado na cidade da Covilhã permite a quem tal como eu procurava um bom local de acomodação para à posterior partir à descoberta das Aldeias de Portugal.

Dispõe do Natura Club & Spa, que disponibiliza vários tratamentos de beleza e massagens terapêuticas.



Os hóspedes podem desfrutar de pratos à carta ou de um buffet completo no restaurante do hotel.
As comodidades de lazer incluem piscinas interior e exterior completas com áreas de estar. O hotel também tem um clube infantil.


Recomendo vivamente este alojamento, pela boa relação preço/qualidade na Covilhã! aqui é o verdadeiro sitio onde se pode encontrar mais por menos dinheiro em comparação a outros alojamentos nesta cidade.

Rua Alameda Pêro da Covilhã
6201-909 Covilhã - Portugal

Telefone: (+351) 275 330 400
FAX: (+351) 275 330 441
E-mail: geral@naturaimbhotels.com


GASTRONOMIA

Em Belmonte destacam-se os licores e compotas, arroz doce, papas de carolo, cabrito na telha, farófias, filhoses, cavacas, biscoitos de azeite, sopas da água do feijão....e claro, o bom vinho!



Se estavas na duvida sobre começar a visitar o Nosso Portugal, esquece as duvidas e faz-te à estrada porque a viagem é longa e o tempo é curto.

E tu já conheceste algum sitio em Portugal com uma Beleza Natural que te deixou com vontade de lá voltar? 
Deixa aqui alguma dessas dicas e logo que possa passarei por lá para mais um beldade comentar e fotografar...