30 maio, 2017

ALDEIAS HISTORICAS DE PORTUGAL - IDANHA-A-VELHA

Idanha-a-Velha pequena aldeia de ambiente pitoresco, pelo notável conjunto de ruínas que conserva. Ocupa um lugar de realce no contexto das estações arqueológicas do País. É uma pequena vila que parece adormecida entre as oliveiras, mas cujo passado histórico teve uma importância testemunhada pela catedral e pelas inúmeras ruínas, transformando-a num museu ao vivo.

Capela de São Sebastião - Idanha-a-Velha


Como porta de visita à chegada a Idanha-a-Velha poderá observar a monumentalidade da cerca muralhada e da Porta Norte, que lhe garante o acesso ao interior da aldeia.

Oliveiras de Idanha-a-Velha
Idanha-a-Velha sofreu no seu património influencia de inúmeros povos, que foram adaptando e reformulando a aldeia em função do tempo e da ocupação.

Muralha e Porta Norte - Idanha-a-Velha


A povoação conheceu no período visigótico, com nome de Egitânia.
Tendo como alguns momentos de desenvolvimento e poder de implantação a nomeação de sede de diocese desde 599 e centro de cunhagem de moeda em ouro (trientes). 
São testemunhos materiais desse período as ruínas do Palácio dos Bispos e a Sé Catedral.

Ruínas do Palácio dos Bispos - Idanha-a-Velha
A Sé Catedral foi restaurada e recuperada nos finais do século XVI, era em tempos a basílica do bispado da Egitânia. 
Aquando da Invasão muçulmana da península Ibérica foi convertida em mesquita, para voltar a ser igreja com a Reconquista, sendo doada aos Templários

Catedral de Idanha-a-Velha
Catedral de Idanha-a-Velha
 Ainda junto o largo da Sé, podemos ter acesso ao Lagar de Varas local onde também podemos encontrar o Posto de Turismo.

Lagar de Varas - Idanha-a-Velha
O Lagar de Varas, fora em tempos um importante edifício na arqueologia industrial de Idanha-a-Velha testemunhando o aproveitamento de recursos da comunidade e a sua capacidade de transformação dos produtos agrícolas da região.

Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha
Mais no centro da Aldeia podemos encontrar o Pelourinho, o Forno Comunitário e a Igreja Matriz.

Pelourinho de Idanha-a-Velha
O Pelourinho de Idanha-a-Velha, encontra-se classificado como imóvel de interesse publico de 1933. Contemporâneo do foral manuelino outorgado em 1510, ergue-se no largo principal da povoação, na proximidade dos antigos Paços do Concelho e da Igreja da Misericórdia.

Igreja Matriz - Idanha-a-Velha
Na mesma praça onde se encontra o Pelourinho, podemos também ver a famosa Igreja Matriz, que outrora fora a antiga Misericórdia  apresentada sobre um estilo renascentista, mas com influencias populares. no seu interior possui um importante conjunto de arte sacra, nomeadamente a uma tela com a Senhora da Misericórdia, datada do século XVII e uma imagem de Cristo crucificado de estilo barroco.

Paços do Concelho - Idanha-a-Velha
Não menos importante mas que também ainda podem visitar na aldeia histórica de Idanha-a-Velha:

  • Torre dos Templários;
  • Capela de Espirito Santo;
  • Capela de São Dâmaso;
  • Arquivo Epigráfico;
  • Poldras sobre o Rio Pônsul;
  • Ponte de Origem Romana;
  • Palheiros de São Dâmaso;


Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha

COMO CHEGAR:
GPS: N390 59.8805' ; W00708.6676

Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha

A meio caminho entre Lisboa e Madrid, o Concelho de Idanha-a-Nova não podia estar melhor localizado. Com a autoestrada da Beira Interior (A23) e o IC31 até à fronteira das Termas de Monfortinho, dispõe actualmente de boas acessibilidades, a apenas 286 km de Lisboa. 
Ou para quem vem do norte pode fazer a ligação entras as autoestradas A24 até Viseu, a A25 até à Guarda de depois a A23.
Pela autovia Cória/Navalmoral de la Mata e Cáceres, são apenas 320 km até Madrid e muito menos até Cáceres, Badajoz e Salamanca. No seu interior, apresenta uma rede de estradas nacionais e municipais em bom estado de conservação.
 

ONDE FICAR ALOJADO:

Puralã - Wool Valley Hotel & SPA;




O hotel Puralã veio substituir o hotel turismo da Covilhã. Foi restaurado e decorado com um extremo bom gosto tendo reaberto ao publico nos finais de 2016. Extremamente bem situado na cidade da Covilhã permite a quem tal como eu procurava um bom local de acomodação para à posterior partir à descoberta das Aldeias de Portugal.

Dispõe do Natura Club & Spa, que disponibiliza vários tratamentos de beleza e massagens terapêuticas.



Os hóspedes podem desfrutar de pratos à carta ou de um buffet completo no restaurante do hotel.
As comodidades de lazer incluem piscinas interior e exterior completas com áreas de estar. O hotel também tem um clube infantil.


Recomendo vivamente este alojamento, pela boa relação preço/qualidade na Covilhã! aqui é o verdadeiro sitio onde se pode encontrar mais por menos dinheiro em comparação a outros alojamentos nesta cidade.

Rua Alameda Pêro da Covilhã
6201-909 Covilhã - Portugal

Telefone: (+351) 275 330 400
FAX: (+351) 275 330 441
E-mail: geral@naturaimbhotels.com


-- \\ --

Se estavas na duvida sobre começar a visitar o Nosso Portugal, esquece as duvidas e faz-te à estrada porque a viagem é longa e o tempo é curto.

E tu já conheceste algum sitio em Portugal com uma Beleza Natural que te deixou com vontade de lá voltar? 
Deixa aqui alguma dessas dicas e logo que possa passarei por lá para mais um beldade comentar e fotografar...