04 maio, 2017

Aldeias Historicas de Portugal - SORTELHA


Sortelha fica localizada no concelho do Sabugal, sendo considerada uma das mais antigas vilas de Portugal, e fazendo com isso parte da rede das Aldeias Históricas e Portugal.

Aldeias Históricas de Portugal  -  SORTELHA

Mesmo com o passar dos anos esta é uma das aldeias que se encontra extremamente bem conservada quase como se de um conto saísse. Com as suas casas de pedra todas ladeadas pelas Muralhas do Castelo por forma a em tempos oferecer protecção aos seus habitantes.


Castelo e Muralha de Sortelha

Sendo eu um Viajante/Turista suspeito para fazer o próximo comentário por ser português e apaixonado pela historia das nossas origens e as heranças que as mesas nos deixaram, esta é mais uma das Aldeias à qual não se pode deixar de visitar. E não pensem ou justifiquem a distancia ou dificuldade do percurso para não o fazer pois é muito fácil de lá chegar. Independente mente de quais sejam as tuas origens de partida, aconselho-te a ter como ponto de referencia a Cidade da Covilhã ou Guarda e daí a Sortelha é uma questão de mais 15 ou 20 minutos, e não tem falta de sinalização para que te possa orientar de forma simples e directa à Aldeia.

Aldeias Históricas de Portugal  -  SORTELHA
Sendo esta uma Aldeia que se encontra a 760m de altitude, de mais será de dizer que depois de subir ás muralhas do Castelo vais poder vislumbrar uma soberba paisagem natural fora das muralhas e admirar cada casinha que completa a Aldeia de Sortelha no interior das mesmas.

Aldeias Históricas de Portugal  -  SORTELHA
Aldeias Históricas de Portugal  -  Igreja Matriz  -  SORTELHA
Também conhecida por Igreja de Nossa Senhora das Neves, apresenta-se toda ela muito bem conservada tal como toda a aldeia como já referi, estando localizada junto à Porta Nova no Largo da Igreja como não poderia deixar de ser ;-)

Aldeias Históricas de Portugal  -  SORTELHA

Aldeias Históricas de Portugal  -  SORTELHA

Aldeias Históricas de Portugal  -  SORTELHA

Aldeias Históricas de Portugal  -  SORTELHA
Este edifício conhecido mais como a antiga Casa da Câmara, foi também outrora no seu piso inferior uma Cadeia.
Aldeias Históricas de Portugal  -  SORTELHA

Aldeias Históricas de Portugal  -  SORTELHA
GASTRONOMIA:

São iguarias da região:
  • caldeirada de cabrito
  • os enchidos
  • carne de caça como javali, perdiz, coelho bravo, lebre e veado
Na doçaria tradicional destaca-se o
  • Arroz-doce
  • Filhós, 
  • Ovos esquecidos, 
  • Bolos esquecidos
  • Papas de milho.

ALOJAMENTOS:

A Casa da Lagariça é uma casa de turismo rural situada na aldeia histórica de Sortelha.

Casa do Século XVIII situada na Calçada de Santo Antão denominada como “Casa da Lagariça” por ter existido no seu interior uma lagariça – deposito em pedra para esmagar e fermentar as uvas na época das vindimas.
Dispõe de 3 quartos (2 de casal e 1 duplo), 2 casas de banho, 1 cozinha equipada, 1 sala com sofá-cama, TV e lareira
Capacidade para 8 pessoas.




O hotel Puralã veio substituir o hotel turismo da Covilhã. Foi restaurado e decorado com um extremo bom gosto tendo reaberto ao publico nos finais de 2016. Extremamente bem situado na cidade da Covilhã permite a quem tal como eu procurava um bom local de acomodação para à posterior partir à descoberta das Aldeias de Portugal.

Dispõe do Natura Club & Spa, que disponibiliza vários tratamentos de beleza e massagens terapêuticas.



Os hóspedes podem desfrutar de pratos à carta ou de um buffet completo no restaurante do hotel.
As comodidades de lazer incluem piscinas interior e exterior completas com áreas de estar. O hotel também tem um clube infantil.

Recomendo vivamente este alojamento, pela boa relação preço/qualidade na Covilhã! aqui é o verdadeiro sitio onde se pode encontrar mais por menos dinheiro em comparação a outros alojamentos nesta cidade. 

Se estavas na duvida sobre começar a visitar o Nosso Portugal, esquece as duvidas e faz-te à estrada porque a viagem é longa e o tempo é curto.

E tu já conheceste algum sitio em Portugal com uma Beleza Natural que te deixou com vontade de lá voltar? 
Deixa aqui alguma dessas dicas e logo que possa passarei por lá para mais um beldade comentar e fotografar...